Ratinho Junior votou pela manhã acompanhado da família
Ratinho Junior pavimenta seu caminho rumo ao governo do Paraná desde 2002, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, aos 21 anos. De lá pra cá, concorreu à Prefeitura de Curitiba, em 2012, e ocupou cargos públicos, entre eles a Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano.
A família de Ratinho detém um grupo empresarial milionário no Paraná, composto por fazendas e emissoras de rádio e TV. Em outras eleições, precisaram remendar noticiários por determinação da Justiça Eleitoral devido à cobertura parcial feita para beneficiar o filho do apresentador.
Agora com 37 anos, ele se aliou a nomes de fora da política, como o professor Oriovisto Guimarães (Podemos), fundador do grupo Positivo e eleito ao Senado, e seu vice, Darci Piana (PSD), empresário e presidente licenciado da Federação do Comércio do Paraná.
Na Câmara Federal o estado também manteve a tendência conservadora e elegeu em primeiro lugar o Sargento Fahur (PSD) e em segundo Felipe Francischini (PSL). A senadora Gleisi Hoffman (PT) foi eleita a terceira deputada federal mais votada.