Alegar que não teve tempo para concluir tarefa é uma delas. 
Profissional deve resolver problemas e não se apoiar em desculpas.

 

No trabalho, frases ou expressões mal colocadas podem arranhar a imagem do profissional e trazer riscos para a carreira. Até um comentário feito durante o almoço pode ser usado para determinar o seu caráter, segundo artigo publicado na seção de carreiras do site Business Insider.

 

Segundo Sylvia Ann Hewlett, autora do livro "Executive Presence: the missing link between merit and success" (Presença executiva: o elo perdido entre mérito e sucesso, em tradução livre), três ações mostram se o profissional tem potencial para liderar: como ele age, como ele se parece e como ele fala.

 

"Cada encontro verbal é uma oportunidade vital para criar e nutrir uma impressão positiva", diz Sylvia.

 

Algumas frases acabam com o profissionalismo.

 

Veja 11 coisas que não devem ser ditas:

1) "Será que isso faz sentido?"
Em vez de ter certeza de que está sendo entendido, perguntar isso passa a impressão de que você mesmo não entendeu a ideia. Troque a pergunta por: "Quais são suas ideias?"



2) "Isso não é justo"
Simplesmente reclamar de uma injustiça não vai ajudar a mudar a situação. Evitar essa frase mostra que você é proativo e que, em vez de reclamar, procura resolver o problema, sem se lamentar.

 

3) "Eu não tive tempo"
Caso não tenha tido tempo para finalizar uma tarefa ou tenha esquecido, é melhor pedir um prazo maior para cumpri-la. A opção é melhor do que dar uma resposta que não vai resolver o problema.

 

4) "Apenas" ou "só"
Usar as palavras "apenas" ou "só" para encher frases, como "eu apenas quero verificar" e "eu só acho que", pode parecer inofensivo, mas faz com que você pareça estar sempre na defensiva. Falar com mais autoridade não é um problema.

 

5) "Mandei e-mail há uma semana"
Se alguém não responder uma mensagem, é seu deve ir atrás e garantir que a informação tenha sido repassada e compreendida. Vale mostrar proatividade e se comunicar em vez de esperar que a outra pessoa assuma a culpa.

 

6) "Eu odeio ou acho chato"
Insultos não têm lugar no ambiente de trabalho, especialmente quando são dirigidos a uma pessoa específica ou a uma prática da empresa. Quem faz isso fica tachado de juvenil e imaturo.

 

7) "Isso não é minha responsabilidade"
Mesmo se não for uma tarefa específica sua, ajudar e colaborar com outros colegas mostra disposição para trabalhar em equipe e encarar outros desafios.

 

8) "Você deveria ter..."
Apontar novos caminhos ajudam mais do que apontar as falhas ou problemas. Em vez de falar o que o colega poderia ter feito, procure ter uma abordagem positiva e dar dicas sobre como fazer melhor no futuro.

 

9) "Posso estar errado, mas..."
Ninguém deve reduzir a importância do que fala. Para se posicionar, é preciso evitar esse tipo de frase e apresentar as suas ideias, esperando contribuir. 

 

10) "Desculpe, mas..."
Não vale se desculpar por ter algo a dizer. Essa expressão indica que o profissional é "automaticamente" irritante.

 

11) "Na verdade..."
Começar frase como "na verdade, é bem ali" ou "na verdade, você pode fazer desta forma" coloca uma distância entre as pessoas, insinuando que o ouvinte está, de alguma forma, errado. A frase pode ser reformulada para passar uma mensagem mais positiva.

 

 

 

Fonte: G1, 17 de julho de 2014; fetraconspar.org.br