Pessoas buscam estabilidade financeira, mas número de vagas será menor.
Especialistas acreditam em 2015 mais difícil para quem prestar exames.

Em ano de crise econômica e demissões nas empresas, o número de profissionais que voltaram as atenções para os concursos públicos aumentou em 30% no primeiro trimestre deste ano emCampinas (SP), em relação ao mesmo período de 2014. Eles querem estabilidade, mas devem enfrentar uma maior disputa pelas vagas, segundo especialistas.

O crescimento na demanda foi notado pelos cursos preparatórios da cidade. No entanto, o ano de 2015 deverá ter menos concursos abertos do que nos anteriores, por conta de ajustes financeiros do governo.

Na metrópole, a briga por uma oportunidade ficará restrita a quatro concursos previstos ao longo do ano, de acordo com a Prefeitura. Em 2014 foram nove.

 

"Você tem que ter disciplina para buscar muitas horas de estudo, de dedicação, abrindo mão muitas vezes de vida pessoal, atividades sociais para a bsuca do objetivo, que depois vai assegurar uma grande qualidade de vida ao longo dos anos", ensina a especialista em recursos humanos de Campinas Fabíola Lencastre.

Procura e perfil

Um dos profissionais da cidade que estão focados nos estudos desistiu de um emprego na iniciativa privada e, atualmente, dedica todo o tempo que possui aos livros e exercícios com a ajuda de um curso preparatório.

"Eu ia para o trabalho, ficava até a noite, chegava em casa e ia fazer outras coisas. Agora não. Venho estudo de manhã, à tarde eu estudo e antes de dormir estudo mais um pouco", conta Samuel Daga.


"Antigamente a gente tinha uma procura por esses concursos de nível médio do pessoal que tarbalha no centro da cidade, no comércio. Mas, hoje em dia, a gente tem procura de pessoas de grandes empresas", afirma Cleison Lima.O perfil de pessoas que passaram a considerar o cuncurso como uma oportunidade de trabalho melhor mudou, segundo o diretor de um dos cursos de Campinas.

Em outra escola preparatória, a estrutura será ampliada para receber mais alunos.

"Nós estamos ampliando. Um provável auditório que comporte mais de 200 pessoas", conta a gerente comercial Magda Sandy.

Vagas estaduais e federais

No estado, 441 concursos ou processos seletivos para contratação temporária foram abertos até o momento, somando 3.226 vagas. Em todo o ano passado foram abertas 9.840 chances de virar um servidor público.

Já no Brasil, o governo federal autorizou a abertura de 23.862 vagas para concursos. Em 2014 foram 48 mil chances, no entanto somente 15,6 mil foram, de fato, concorridas em 22 processos seletivos.

Fonte: G1, 24 de abril de 2015; fetraconspar.org.br