Quase metade dos empreendedores negros atua no comércio e serviços.
Negros são maioria entre os empreendedores brasileiros, segundo Sebrae.
Os negros já são maioria entre os empreendedores brasileiros, segundo pesquisa do Sebrae realizada em 2012. Eles representam 50% da população que tem o próprio negócio, um crescimento de 27%.
A pesquisa apontou que quase metade dos empreendedores negros atua no comércio e prestação de serviços. Amanda Coelho enxergou uma oportunidade de negocio quando percebeu que não havia salão para cuidar do cabelo dela.
Em 2007, investiu R$ 3 mil para montar o próprio negócio, depois de trabalhar num salão no centro de São Paulo e aprender técnicas. Hoje, o salão de Amanda oferece 40 procedimentos. Os preços variam de R$ 50 a R$ 2 mil.
A empresária fatura 40 mil reais por mês. E para atrair mais clientes, em época de crise, ela reduziu custos. E, além disso, fez parceria com a Marcela Lemos, outra empreendedora negra, que vende roupas e acessórios no salão.
E o empresário Julio de Campos vem de uma família pobre, da periferia de São Paulo. A mãe, faxineira, cuidava sozinha de dois filhos e quatro irmãos. O menino cresceu sonhando em ser empreendedor. Julio de Campos fez vários cursos de administração e negócios e começou a comprar participações de 10% a 100% em empresas.
Além de ser dono de uma gráfica, ele tem uma empresa de comunicação visual, uma desenvolvedora de sites, uma agência de publicidade, uma distribuidora de perfumes, uma loja de roupas, uma academia de ginástica, uma empresa de consultoria, uma construtora, uma pousada e uma locadora de veículos. Juntas elas faturam R$ 400 mil por mês.
Fonte: G1, 28 de setembro de 2015; fetraconspar.org.br