“As políticas sociais precisam ser blindadas contra a crise”. O alerta é do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que teme que os avanços sociais dos últimos anos sejam prejudicados pelos cortes de gastos que o Executivo precisa fazer por causa da crise.

O senador está preocupado especialmente com os riscos que correm os centros de referência especializados em assistência social. Conhecidos como Creas, esses centros cuidam do acolhimento de quem vive em situação de vulnerabilidade social, como dependentes químicos e vítimas de violência doméstica e de prostituição infanto-juvenil, por exemplo.
 

Fernando Bezerra Coelho disse que o Ministério do Desenvolvimento Social tem tido dificuldades para repassar o dinheiro para a manutenção dos Creas e que isso já está prejudicando o estado que representa, Pernambuco, onde sete dos 13 centros existentes deverão ser fechados.
 

- Compreendemos o momento de crise, e a necessidade de cortar gastos, mas políticas sociais devem ser blindadas da crise, caso contrário podemos retroceder várias décadas em poucos meses e penalizar os que mais precisam das mãos do governo. Coloco-me a disposição para dialogar com o governo federal a fim de que possamos encontrar os meios para manter essas células ativas - disse o senador.
 

Fernando Coelho Bezerra também pediu ao governo federal providências urgentes para garantir água ao projeto de irrigação senador Nilo Coelho, que fica no Vale do São Francisco, em Pernambuco.
 

O projeto, que envolve quase 25 mil hectares, gera mais de 100 mil empregos diretos e movimenta uma produção agrícola de mais de R$ 2 bilhões, pode ficar sem água no final de outubro ou início de novembro, o que colocará em risco os pomares de manga e os parreirais da região.
 

Como a instalação de flutuantes para pegar água na reserva morta do Lago de Sobradinho para o projeto somente ficará pronta entre dezembro em janeiro, Fernando Bezerra disse que a solução para salvar o projeto de irrigação é aumentar a vazão da barragem de Três Marias para o Rio São Francisco.


Fonte: Agência Senado, 29 de setembro de 2015fetraconspar.org.br